terça-feira, abril 28, 2009

abrantes - aljustrel

estamos quase no algarve; hoje foi um dia cheio: de conversas (algumas bem longas) e de alentejo; mesmo quando ainda não tínhamos chegado já pensávamos em chegar; assim, de alguma forma, já lá estávamos; um erro, dirão algumas pessoas inteligentes; eu não sei.

e de kms, de n2, de verde, vermelho-tinto, amarelo e vermelho, das papoilas; o alentejo é especial, há que assumi-lo com frontalidade, como dizia o outro que parodiava o outro.

40 minutos de conversa no Torrão. Ficou-me na memória; as desventuras dos alentejanos que construíram a Grande Lisboa; que passaram do trabalho no campo a 30 escudos por dia para a construção a 180; que chegavam a casa no sábado à noite e voltavam a partir para lisboa ao final da tarde de domingo; que têm histórias maravilhosas para contar; e que contam a quem os quiser ouvir;

e as meninas de Viseu que vinham todos os anos trabalhar para os campos à volta do Torrão? Quem as trazia era o dono dessa casa, está a ver? (e os olhos brilhavam, mesmo, como se as estivesse a ver - e estava, claro)

estamos em aljustrel, no café-bar Pé de Kaffé, não confundir com o Pepe Café que só existe na minha cabeça; o já habitual carioca de limão duplo à frente; e o netbook aberto; já encontrámos o já habitual tasco e o bar, que se lhe segue, numa rotina que só o é, segundo a cris, se o nível de rigor for ainda maior.

é engraçado como os donos de pensões/residenciais de duas ou três estrelas dedicadas essencialmente à estadia do pessoal itinerante da construção, principalmente os donos de pensões/residenciais de duas ou três estrelas mais velhos, ficam aliviados e sorridentes quando pedimos um quarto duplo, frisando a existência de duas camas separadas;

de vez em quando esta suave decadência do interior de Portugal faz-me lembrar o inevitável Edward Hopper; eu sei que é um clichê, paciência. Talvez se o Hopper e a Joana Vasconcelos se fundissem e contratassem a A. Silva e Silva para construir um país.
Cris: http://momentosemovimento.blogspot.com/2009/04/n2-dia-4.html

Sem comentários: