quinta-feira, dezembro 30, 2004

Uma nota mais

Será preciso dizer que era também interessante a avifauna da audiência?
Às vezes tão formatado e ampliado o espécime sentado, como o do écran.
Incluindo yours truly, pela negativa. Talvez daí também a razão do post.

Cremaster

Cremaster. Cremaster 4 e 5. De 1994 e 1997.

Cremaster 4
Que novidade.
No espectador, impele à procura (é inescapável?) de compreensão, sentido, relação de causalidade.
Talvez seja melhor não tentar e gozar apenas a beleza visual e o bizarro das situações: um homem ligeiramente cruzado com um animal, que sapateia, rodeado de ninfas, até romper o chão, enquanto duas duplas de motoqueiros cruzam a ilha de Man, dando à luz pequenas bolas de massa orgânica.
Faz sentido? E precisa?
Um tudo-nada repetitivo, em especial as cenas das motas (mas, mental note, há que visitar a ilha de Man).

Cremaster 5
Inesperada Ursula Andress, como rainha-cantora lírica, com um belo conjunto de ampolas de vidro no penteado. À la princesa Donut-Leia, da Guerra das Estrelas, apenas muito melhor, ainda para mais rodeada de uma guarda suíça de expressão oriental.
A imagem do cavalo a calcorrear lentamente a ponte, à noite, é fantástica, assim como o descanso do homem-estátua no pedestal. E que belas, as imagens dos folhos negros, dos olhos, dos reflexos, das danças subaquáticas, do recorte de um alvo corpo humano contra a noite e um cavalo negro. O esvoaçar das pombas, penteadas como se fossem pavões (eram pombas, não eram?), contra os balneários termais, apesar de truque fácil (?), merecia estar guardado em filme. E felizmente está.
Assim como as próteses de aspecto orgânico que modelam e ampliam a estranheza das criaturas (era então mesmo preciso ligar tantos fios e sucos às partes escrotais das criaturas? ah, claro, a eterna ligação próxima arte-sexo-vida-morte...).
A música foi feita à medida mas, estranhamente, perde-se as palavras. Deve ser do play-back. Ou do húngaro. Ou de nenhum.

E, bem, o nome é tão bom que quase basta por si e não me espanta que venha servindo desde os anos 90. Diga você também: Cremaster. E, lembre-se, tem 10 anos.
E veja: http://www.cremaster.net/

terça-feira, dezembro 21, 2004

Cartão de blog milhas

Fantástico cartão de fidelidade do blog, com direito a

Desconto de 0%!

Apareça na festa de lançamento e inscreva-se, contra uma suave contribuição mensal.

quinta-feira, dezembro 16, 2004

Rally paper

Leipzig, Dresden, Montanhas Harz, Lubeck, Trellenborg e Ystat (Suécia), Copenhaga, Rostock, Berlin. 2500 km de carro com GPS. Café mais antigo da Europa onde se sentou o Goethe; centro histórico reconstruído depois de devidamente arrasado pelas bombas incendiárias aliadas; bruxas, paisagens naturais, casas de madeira patrocinadas pela Unesco; cidade murada hanseática com chegada à noite, barco-hotel com jacuzzi e sauna (gozados!), cinema (saída a meio, cenas de boxe com a inacreditável rapariga do Sleepless in Seatle, que erro de casting); uma senhora de 70 anos com um inglês irrepreensível, a ponte-túnel de Malmo; a bela Copenhaga, cheia de gente na rua ao frio; Berlim de passagem - é a segunda vez mas merece ainda retorno, sugiro Portas de Bradenbugo, seguindo o Frederico Guilherme, rei soldado, Napoleão, Hitler e os Aliados, olhar para o Anjo, descer para Potsdamer Platz para ver o centro Sony, virar à esquerda para a topografia do terror (ruínas da sede da Gestapo), Check-point Charlie, um clássico ainda para esta geração, Gendarmenplatz, com duas igrejas fronteiras, para hugenotes e alemães de outros quadrantes protestantes, a regresso à imperial Unter den Linden, para desenbocar na catedral e no palácio do povo da DDR; um saltinho mais para ver Alexander Platz e subir para a zona das livrarias. De carro, não perder a Karl-Marx Allee, um delírio de km e de prédios de 300 m de comprimento.
Em boa companhia, difícil era pedir mais.

segunda-feira, dezembro 13, 2004

novo membro?

convidei um senhor do norte (e não foi nem o senhor da costa nem o sr teles nem o sr oliveira nem o sr rio nem o sr gomes nem o sr meneses nem o sr cardoso) a fazer parte deste blog; espero que seja, claro, muitomalmuitobem recebido; a justificação para tal acto autocrático foi a seguinte:

" porque quem acha que nós, críticos passivos por definição, devemos ter uma maior intervenção política e, ainda por cima, que esta intervenção deve ser feita no seio dos partidos existentes, tem direito (eu diria mesmo dever) congénito a fazer parte deste blog..."

será que o senhor vai aceitar? será que o senhor vai escrever? será?

"vou fazer uma coisa"

2571 Kms de puro deleite: Alemanha, Suécia e Dinamarca saltaram, ingénuas, dos sonhos para as fotografias digitais.
9 dias de muitas coisas